Computador com vírus, e agora?
- Luiz Felipe
- 16 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2018
Vamos entender o que essas PESTES da atualidade fazem em seu PC, e ensinar a remove-los.

Quem nunca pegou um vírus no computador? Você sabia que o vírus nao é necessariamente aquilo que vai fazer seu PC se desligar e não ligar mais, acompanhe nesse post do site
Felipe - Dicas e Tutoriais

Como eles funcionam?
O vírus de computador, nada mais é do que um arquivo malicioso seja executável ou não. Ele fica escondido em um documento ou programa e é liberado quando é aberto ou executado. Existem diversos tipos de vírus, e cada um faz uma coisa diferente do outro, como por exemplo os Worms, que são considerado um tipo de vírus mais "inteligente", pois ele se espalha rapidamente por meio de conexões remotas ou pela própria conexão de rede local, o worm explora falhas no sistema e/ou em aplicativos e tenta infectar o máximo de computadores possível.
Spywares
Spywares são programas que "espionam" as atividades dos usuários ou capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares geralmente são embutidos em softwares de procedência duvidosa, quase sempre oferecidos como freeware ou shareware.
Rootkit
Esse é um dos tipos de malwares mais perigosos. Podem ser utilizados para várias finalidades, como capturar dados do usuário. Até aí, nenhuma novidade. O que torna os rootkits tão ameaçadores é a capacidade que possuem para dificultar a sua detecção por antivírus ou outros softwares de segurança.

É possível evitá-los?
Com certeza! Por mais que depois de infectado, seja difícil elimina-lo, ainda é possível fazer algo, ainda mais com os vírus mais "fracos".
1* Instale um antivírus: acho que isso não é novidade para ninguém, pois é uma das formas mais eficazes para combater essas pragas virtuais. Os melhores e mais confiaveis tipos de antivirus gratuitos:
Avast
Avira
Panda Protection
AVG
BitDefender
Microsoft Windows Defender
2* Mantenha seu sistema e aplicativos sempre atualizados: nas atualizações as empresas corrigem erros de segurança e brechas que permitem a instalação de programas indesejáveis no seu PC.
3* Cuidado com as redes sociais: Não entre no Facebook baixando e clicando em tudo o que você vê, pois de repente num clique errado você acabar parando num site malicioso ou duvidoso, que pode acabar baixando arquivos que você não queira.
4* Vírus também podem ser espalhar por cartões SD e pendrives: sempre verifique o conteúdo dos dispositivos removíveis e, se possível, não utilize-os em computadores públicos (faculdade, escola, LAN HOUSE, etc).
Espero que gostem do POST! =D